Pages

sábado, 20 de agosto de 2011

Erros históricos!


Você aprendeu que...
500 a.C Buda era gordão
Sabe aquela imagem de um careca cheinho, com pouca roupa, barrigão de fora e bem sorridente? O gordinho simpático representa Buda, fundador do budismo. A religião budista, uma das maiores do mundo, nasce na região onde hoje fica o Nepal e atualmente tem cerca de 400 mil seguidores.
Mas a verdade é que...
Buda era magrinho
De acordo com os textos budistas, Sidarta, fundador da religião, teria sido um príncipe que saiu pelo mundo para descobrir a cura do sofrimento humano. O cara viveu como mendigo e passou dias sem comer, em meditação. Por isso, na Índia as estátuas do Buda mostram um homem magro e alto meditando.
-
Você aprendeu que...
480 a.C 300 guerreiros defendem Esparta
O Imperador Xerxes enviou centenas de milhares de soldados para a Grécia. Os 300 melhores guerreiros de Esparta foram designados para barrar a invasão no desfiladeiro de Termópilas. Após três dias de batalha, os espartanos morreram, mas levaram cerca de 20 mil persas juntos.
Mas a verdade é que...
Quase 4 mil defenderam Esparta
Os espartanos levaram a fama, mas, na história real, reforços de outras cidades-estados gregas se juntaram ao grupo. Segundo o historiador grego Heródoto, as tropas gregas eram formadas por 300 espartanos, 1000 tegeatas e mantineus, 1120 arcadianos, 400 corintios, 20 beócios, 700 téspios e 400 tebanos.
-
Você aprendeu que…
Cleópatra era linda
A rainha do Egito era a Gisele Bündchen de sua época. Shakespeare popularizou sua história, escrevendo que “a idade não pode murchá-la”. No cinema foi interpretada por Elizabeth Taylor. Foi amante dos imperadores romanos Júlio César e Marcos Antônio e, graças à diplomacia por baixo dos lençóis, manteve o Egito soberano, livre do domínio de Roma.
Mas a verdade é que…
Cleópatra era feia
Pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, analisaram moedas de prata com o rosto da rainha gravado e concluíram: Cleópatra era um canhão! Tinha narigão, queixo pontudo, testa curta e lábios finos. Alguns historiadores acreditam que ela fosse careca por causa de uma epidemia local de piolhos. Mesmo assim, pegou os imperadores romanos, sim…
-
Você Aprendeu que...
Papai Noel veste vermelho
A lenda do Papai Noel foi inspirada em São Nicolau, um bispo que viveu na França e que distribuía dinheiro para os pobres. Sua imagem como gordo, com barba e cabelos brancos, vestindo vermelho, foi lançada pela Coca-Cola em campanhas publicitárias a partir de 1931.
Mas a verdade é que...
Papai Noel vestia verde
Retratos antigos de São Nicolau mostram que o bispo vestia verde- e também era assim com as primeiras imagens do Papai Noel.
-
Você aprendeu que...
Os calendários dos Maias prevê o fim do mundo em 2012
A civilização que habitou o sul do México entre 2000 a.C e o século 17 dominou a astronomia e criou um calendário de 365 dias. Está tudo gravado em uma pedra circular que que marca os dias até 21 de dezembro de 2012.
A verdade é que...
O “Calendário maia” é Asteca e não acaba em 2012
O resultado da busca por “calendário maia” no Google é um calendário circular de outro povo: os astecas. A pedra do Sol foi construída com base no calendário maia e não acaba em 2012. Tanto para os mais quanto para os astecas, o fim um ciclo astronômico iniciava outro

1 comentários:

Graciéle Longo disse...

seguindo!
http://gracielelongo.blogspot.com

Postar um comentário