Pages

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dia do beijo

20 coisas que você não sabe sobre esta deliciosa prática


Um beijo sempre cai bem. Seja de um familiar, de uma criança ou, o melhor, de um casal apaixonado. É um momento de carinho que qualquer um adora e se derrete. Por isso, a prática ganhou até um dia comemorativo: 13 de abril. É o dia especial para dar um beijo bem gostoso em todo mundo que você gosta.
Para comemorar a data, confira 20 curiosidades que o site norte-americano Discover Magazine levantou sobre este delicioso hábito, com fatos históricos, pesquisas de comportamento e até dicas para conquistar a pessoa amada.

1

Os lábios humanos são diferentes dos lábios de todos os outros animais porque são invertidos, o que possibilita que façamos beicinhos (e alguns façam beições).

2

Porém, nós não somos a única espécie que gosta de beijos. Macacos também encostam seus lábios para demonstrar afeição ou reconciliação.

3

Os cientistas não têm certeza porque os humanos se beijam, mas alguns acreditam que a resposta está na experiência da alimentação, criada pelos nossos ancestrais. Por receberem comida semimastigada dos pais quando pequenos, crianças aprenderam a associar o encostar dos lábios a um ato de amor.

4

Outra possibilidade também estudada pelos cientistas para a origem do beijo está no olfato. Cheirar o rosto de uma pessoa amada serviu por muito tempo como forma de identificação em diversas culturas ao redor do mundo, da Nova Zelândia ao Alaska. Com o tempo, roçar os lábios se tornou um acompanhante bem interessante.

5

Como beijar ainda não é um costume universal, alguns especialistas acreditam que o ato seja um comportamento aprendido, passado de pais para filhos.

6

Os militares romanos introduziram o beijo em muitas culturas que não tinham esse hábito, durante suas conquistas.

7

Estar próximo para beijar ajuda o nariz a avaliar o perfume do outro. Um estudo feito na Suíça reportou que mulheres preferem o cheiro de homens que têm um código de imunidade diferente do delas. A mistura de genes é uma forma de ter filhos com um sistema imunológico mais forte. Pois é, não dá para fugir do instinto!

8

As primeiras evidências literárias sobre beijos vêm de textos sânscritos do nordeste da Índia! Escrito de mil a dois mil anos atrás, o texto menciona amantes encostando suas bocas.

9

A dopamina é um neurotransmissor associado às sensações de desejo e recompensa, que responde à novas experiências. Isso explica porque beijar alguém novo pode ser tão especial. Em algumas pessoas, uma dose de dopamina pode causar perda de apetite e insônia, sintomas muitas vezes associados à paixão.

10

A dopamina é produzida na área central do cérebro, mesma região afetada pelo vício em drogas. Entendeu porque existem beijos viciantes?

11

Beijar também é um exercício. Movimenta 29 músculos, sendo 17 só da língua. Alguns dermatologistas apontam que esse trabalho muscular pode ajudar a manter o rosto jovem por mais tempo, além de melhorar a sustentabilidade da pele

12

A instituição de terapia sexual britânica, a Relate, recomenda o beijo como forma de combater a depressão. Isso porque a endorfina age como um verdadeiro antídoto para a neurose, por conta do prazer que proporciona

13

Em homens, um beijo apaixonante pode estimular o hormônio oxitocina, que favorece laços e comprometimento, de acordo com um estudo comportamental feito nos Estados Unidos. Atenção mulheres que pretendem se casar: é bom ser expert em beijo!

14

Dar as mãos e beijar reduz o nível do hormônio de estresse cortisol, o que diminui também a pressão sanguínea e melhora a imunidade!

15

Um beijo apaixonante pode fazer as pupilas dilatarem

16

Dois terços das pessoas inclinam a cabeça para a direita quando beijam, de acordo com um estudo feito na Alemanha. Este comportamento pode ser reflexo da preferência de movimento de cabeça observada em bebês e até em fetos

17

Um estudo descobriu que homens são mais favoráveis a beijos de língua que mulheres

18

A troca de saliva pode proporcionar uma vantagem sexual para os homens. Durante o beijo de língua, o homem passa um pouco de testosterona para sua parceira. Com o passar das semanas e meses, repetições de beijos podem aumentar a libido da mulher, fazendo com que ela queira mais e mais sexo

19

Um recado para os meninos: escovem os dentes e passem fio dental. Um estudo feito nos Estados Unidos revelou que as mulheres prestam muita atenção no hálito e nos dentes do parceiro antes de beijar

20

E, por último, um “momento nojinho”: um milímetro de saliva contém cerca de 100 milhões de bactérias

0 comentários:

Postar um comentário